Toda vez que uma Empresa deseja jogar luz sobre um assunto ou reforçar ideias ou, ainda, preparar a Empresa para mudanças, é aconselhável a apresentação de palestras.
Palestra é uma apresentação curta, de mais ou menos duas horas, por parte de um indivíduo com amplos conhecimentos sobre o tema e que os deseja passar a determinado público e provocar reflexões e insights sobre o assunto que a Empresa deseja abordar.
O meio mais utilizado na maioria das palestras é a palavra. Por isso, não basta que o palestrante seja um expert no assunto abordado, mas, também, que possua habilidades de comunicação que permitam transmitir seus conhecimentos ao público sem fazê-los dormir, dar exemplos de como os conceitos apresentados estão presentes na rotina de trabalho diárias e fazer com que o público interaja com o palestrante.
É indispensável que o conteúdo da palestra seja bem discutido com o contratante (briefing), para que ele esteja adequado ao público e aos objetivos esperados pela Empresa.
Como forma de apoio e de tornar a palestra mais estimulante, podem ser utilizados suportes complementares de grande utilidade, como o Power Point e/ou vídeos curtos.
Note-se, também, que a palestra pode ser presencial ou à distância, por meio das inúmeras ferramentas de sistemas disponíveis atualmente.